Organizamos dicas para que você não erre a mão e consiga produzir peças incríveis!
Quando se está começando, é muito comum dar de cara com errinhos enquanto se está produzindo, mesmo quando estamos seguindo um passo a passo na internet. Isso é devido à pouca experiência ou mesmo falta de prática e costumamos aprimorar ou até desenvolver nossa própria técnica quando aprendemos justamente com esses erros. Porém, a vida não precisa ser tão difícil! É por isso que, após algumas peças montadas nesse último ano, viemos trazer para vocês o que aprendemos com os nossos erros. Fizemos uma lista com os mais importantes:
1. Tomar cuidado com dias nublados, úmidos e chuvosos
A cartonagem é uma técnica que tem como fundamento o papelão e este, por sua vez, é muito sensível à umidade. é por isso que evitamos trabalhar produzindo em dias muito úmidos, pois isso atrapalha bastante a secagem da peça e muitas vezes caímos no erro de finalizá-la sem que estivesse 100% seca, atrapalhando bastante o acabamento. Dica: o ideal é optar por finalizar peças que já haviam secado em dias anteriores, ou reservar um tempo maior de espera na secagem, para que não lhe cause prejuízos.
2. Atentar-se ao corte perfeito
Muitos artesãos e artesãs lançam mão do corte à laser do papelão, o que,na verdade é a escolha perfeita para uma qualidade também perfeita. Porém, esse tipo de corte agrega valor ao produto, encarecendo-o. Com isso existem dicas para que se consiga o corte perfeito "na marra mesmo". A primeira delas é montar um molde das suas peças no computador (este molde tem de estar 100% alinhado e certinho) imprimir e usar para cortar o papelão cinza com estilete. Caso essa forma seja complicada para você, uma alternativa é usar e abusar de esquadros e gabaritos de encadernação. Essas réguas vão ajudar o seu corte com estilete a ficar alinhado e perfeitamente enquadrado, só não vale esquecer de usar uma lâmina bem afiada, se não não adianta!
3. Usar cola suficiente
É comum as pessoas comentarem que o excesso de cola é o que mais estraga as peças. Não se dá pra negar! Ao se aplicar o produto em quantidade maior que a necessária, é comum se observar tecidos manchados: ou pelo excesso de cola no papelão ou pela mão suja de cola que esbarrou no tecido. Por isso, é muito bom ter cuidado! Contudo, vale ressaltar que cola de menos também é péssimo para o seu trabalho! Nesse caso, a dica é sempre se certificar de que todo o papelão está com cola para que quando cole o seu tecido não fique bolhas de ar! Ah, não se esqueça também de sempre usar uma espátula ou uma dobradeira de encadernação para espalhar a cola e acomodar bem o tecido no papelão, deixando-o bem lisinho e aderido.
4. Deixar seu atelier/ambiente de trabalho sempre limpo
A dica 3 abriu um gancho para essa daqui. Quando trabalhamos com excesso de cola é comum sujarmos demais as mãos, as ferramentas e até a matéria prima de cola e aí fica tudo colando em tudo. É por isso que o correto é ter sempre à disposição uma toalha, um pano ou um lenço para limpar sempre que sujar as mãos ou alguma coisa. É bom dispor-se de álcool também, que já agiliza o processo nas mãos, de preferência o em gel, porque para quem é arteiro o líquido também pode fazer lambança! Ps.: tomem cuidado com lenços umedecidos, já que, como falamos na dica um, a umidade é sempre um problema na cartonagem.
5. Ame seus cantinhos!
É isso mesmo que você leu! Os cantinhos das suas peças, aqueles que você usa para fazer o seu arremate são a chave do seu negócio. Eles são o seu acabamento e fazem a total diferença entre uma peça perfeita e outra mais ou menos. Não deixe eles tortos, com tecido sobrando ou manchados de cola! Deixe-os perfeitos, tenho certeza que é o primeiro local que seu cliente irá olhar quando receber a peça e, convenhamos, um cantinho perfeito dá gosto dever!
6. Use tecido 100% algodão
O tecido 100% algodão é o único que não irá manchar com a cola, se a técnica correta for realizada. Outros tecidos, quando usados puros, mancham bastante e estragam todo o seu trabalho. Mas você deve estar se perguntando: "eu já vi muitos trabalho alheio com tecidos sintéticos e etc... Dá pra usar sim!" É possível usá-los, é verdade, mas você terá de recorrer a um cuidado especial: as pessoas usam uma técnica chamada de "empapelar" o tecido onde colam papel sulfite ou até mesmo o kraft no tecido antes de colá-lo no papelão. Assim, o tecido não tem contato direto com o papelão e o risco de manchar é menor. Essa técnica pode ser usada também em tecidos que, mesmo sendo de algodão, são transparentes demais: cola-se uma folha de papel sulfite branca nele antes de usá-lo para que o cinza do papelão não fique evidente na peça.
7. Use e abuse da fita adesiva
A fita adesiva ("fita crepe" para os íntimos) é um importante aliado na cartonagem. Ela será o carro-chefe do seu processo de secagem. É isso mesmo, será ela que irá manter suas peças no lugar que você quer até que a cola seque por completo. Por isso, não tenha medo de usar a fita, ela é importante para o acabamento.
8. Não só venda, invista!
Bom, é comum as pessoas começarem a vender e se acomodar com o dinheiro que começa a entrar. Não faça isso! É interessante, principalmente para quem está no início, usar parte do seu lucro para investir no seu negócio. É assim que ele irá começar a crescer. Primeiramente, o ideal é investir em ferramentas (olá, crop-a-dile!). Ninguém começa com as melhores ferramentas em mão, é claro, por isso é bom ir comprando aos poucos para ir aprimorando o seu trabalho. Depois, você pode investir em divulgação, isso com certeza vai te ajudar a crescer,divulgue na internet,o mercado de vendas online tem crescido a todo vapor e vendedor nenhum pode ficar de fora dessa!
Apostila de Cartonagem
Apostila de cartonagem, reaproveitamento de caixa de leite, passo a passo onde pode ajudar a você a montar o seu negocio de artesanato. Que você poderá ter como renda extra ou principal. Gastando pouco. Quer conhecer mais?!
http://bit.ly/apostilacartonagem
E ai, gostaram?! Têm mais alguma dica importantíssima que não está na lista? Deixe nos comentários!
Um forte abraço,
Quer conhecer nossos produtos em cartonagem? Veja no link: bit.ly/blogcartonagem
Além de ser possível criar peças maravilhosas a cartonagem é uma terapia para a vida!!!